Como criar uma história impactante sem sacrificar a liberdade de um mundo aberto? Em uma nova e aprofundada entrevista ao site Game Informer, os diretores da Sucker Punch, Nate Fox e Jason Connell, detalharam a filosofia de design por trás de Ghost of Yōtei, o aguardado exclusivo de PlayStation 5.

Segundo eles, o grande desafio foi encontrar o equilíbrio perfeito entre uma narrativa forte e estruturada, como nos livros originais de Ian Fleming sobre James Bond, e a sensação de descoberta e curiosidade que marcou a exploração em Ghost of Tsushima.

Créditos: Divulgação

A História de Origem de Atsu

Os diretores confirmaram que Ghost of Yōtei contará uma história de origem para a nova protagonista, Atsu, em uma era descrita como uma “terra sem lei”: o Japão de 1603, no final do período dos Reinos Combatentes. A equipe realizou uma extensa pesquisa, incluindo uma viagem a Hokkaido (antiga Ezo) e consultoria com membros da comunidade Ainu para garantir uma representação cultural respeitosa.

Uma das mecânicas que une narrativa e exploração é a Mecânica de Memória: em locais específicos, o jogador poderá pressionar um botão para ser transportado instantaneamente ao passado, controlando a jovem Atsu e vivenciando os eventos que a levaram à sua jornada de vingança.

Créditos: Divulgação

Liberdade com Propósito

Diferente de um mundo aberto onde o jogador é livre para ir a qualquer lugar a qualquer momento, Ghost of Yōtei guiará a experiência de forma mais sutil. Os diretores explicaram que, no início, o jogador terá a opção de escolher qual dos membros do grupo “Yōtei Six” perseguir primeiro, com cada alvo oferecendo um tipo diferente de cenário e desafio.

“Se o jogador gosta de ‘ninjas e coisas de neve’, pode seguir uma linha de história específica. Se prefere ‘castelos e armas de fogo’, pode escolher outra”, explicaram.

Essa abordagem oferece liberdade de escolha dentro de uma estrutura narrativa mais contida, garantindo que a busca por vingança de Atsu mantenha seu impacto emocional. Para auxiliar na exploração, o sistema de navegação pelo vento foi aprimorado para ser mais inteligente, e Atsu poderá usar seu instrumento musical, o shamisen, para encontrar locais e objetivos.

Graças ao poder do PlayStation 5, o jogo contará com melhorias técnicas como maiores distâncias de renderização, névoa volumétrica e tempos de carregamento “super rápidos”, além dos já anunciados modos de câmera inspirados em diretores de cinema.

Ghost of Yōtei será lançado em 2 de outubro de 2025, exclusivamente para o PlayStation 5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *