A Ninja Theory publicou uma nova mensagem aos fãs detalhando o complexo processo técnico que permitiu a implementação do aguardado Modo Desempenho em Senua’s Saga: Hellblade II nos consoles. O estúdio explicou como conseguiu atingir os 60 quadros por segundo sem remover recursos visuais, e ainda revelou uma opção exclusiva para o PlayStation 5 Pro, que permite aos jogadores escolher entre os upscalers PSSR e TSR.

Em um novo “Mensagem dos Desenvolvedores”, a equipe da Ninja Theory explicou em detalhes o desafio técnico e as soluções encontradas:

“É uma configuração que os jogadores podem selecionar nas opções do jogo para rodar a 60 FPS. Você pode alternar entre o modo desempenho e o modo qualidade de forma fluida. No PlayStation 5 Pro, é possível escolher entre dois upscalers preferidos: PSSR e TSR.”

“Desde o início, nossa abordagem para o modo desempenho foi manter intacta a experiência cinematográfica original. Estávamos decididos a não remover nenhum recurso do jogo nessa versão. Em vez disso, fizemos uma série de otimizações direcionadas e ajustes específicos para o modo desempenho.”

“Para o lançamento original de Senua’s Saga: Hellblade II, otimizamos visando o alvo de 30Hz, indo até um pouco além para garantir uma margem que resultasse em uma taxa de quadros mais estável e também facilitasse o escalonamento em diferentes hardwares de PC.”

“Com isso, acabamos tendo uma folga no uso da CPU no modo qualidade. Essa folga permitia algum ganho de performance ao reduzir as configurações gráficas, mas não era o suficiente para atingir os 60 quadros por segundo.”

“Essa mesma margem gerava picos de 2 a 4 milissegundos que não afetavam a taxa de quadros no modo qualidade. Porém, no modo desempenho, esses picos passaram a ocupar uma parte significativa do tempo de quadro.”

“Por isso, investimos bastante esforço para identificar e remover esses picos. Muitas vezes isso envolveu distribuir tarefas ao longo de vários quadros, especialmente no carregamento de personagens e itens, streaming de níveis e mais.”

“Como era de se esperar em um jogo desse tipo, grande parte do processamento da CPU era usada com personagens, animações e física. Recuperamos a maior parte do desempenho fazendo melhorias direcionadas nas animações. Além disso, adaptamos nossos anim blueprints para reconhecer quando o jogo está no modo desempenho, permitindo ajustar certas funcionalidades e fazer reduções apropriadas quando necessário.”

“Também implementamos um alocador de orçamento de quadros para animação, o que nos permitiu definir limites fixos. Isso é essencial para jogos em 60Hz, garantindo um tempo de quadro consistente. Tudo que passasse desse orçamento seria adiado para quadros posteriores. Criamos também um sistema de prioridades para personagens, garantindo que personagens principais de uma cena não fossem afetados.”

“Com os anim blueprints adaptados ao modo desempenho, conseguimos ainda reduzir a complexidade da física dos personagens exclusivamente para esse modo. No GPU, alcançamos nossas metas combinando configurações de escalabilidade em resoluções mais baixas e ajustes específicos para iluminação e sombras, reduzindo seu custo.”

“Também fizemos melhorias em pós-processamento e efeitos visuais (VFX). Além disso, tornamos nossos sistemas Niagara conscientes do modo desempenho, permitindo ajustar funcionalidades específicas nesse contexto.”

— Equipe da Ninja Theory

Senua’s Saga: Hellblade II já está disponível para PC e Xbox Series X|S. A versão para PlayStation 5 será lançada em 12 de agosto de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *