Em uma nova e reveladora entrevista, o lendário criador de jogos Hideo Kojima fez uma crítica contundente ao estado atual da indústria de games AAA, classificando-a como “segura e tremendamente entediante”. Além disso, ao ser questionado sobre o aguardado remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, Kojima foi direto: ele não pretende jogar a nova versão de sua obra-prima.

Na longa conversa, Kojima lamentou a falta de originalidade que ele enxerga nos grandes estúdios. Ele mencionou ter assistido a eventos como o Summer Game Fest e sentiu que tudo se resumia a “lutar contra um monstro alienígena ou um monstro medieval”.

“Até os visuais e os sistemas são praticamente os mesmos. E muitas pessoas gostam disso, eu entendo, mas é importante colocar algo realmente novo lá para a indústria.”

— Hideo Kojima

Para Kojima, o trabalho mais interessante atualmente está sendo feito no cenário independente, enquanto os blockbusters se tornaram muito caros e avessos ao risco, resultando em jogos que ele considera “enfadonhos”.

Créditos: SSense

Talvez a declaração mais forte da entrevista tenha sido sobre o remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, que está sendo produzido pela Konami sem seu envolvimento. Quando perguntado se ele jogaria o título, Kojima riu e respondeu de forma categórica: “Não, eu não vou”. A resposta reflete a conturbada separação entre o criador e a empresa que detém os direitos de sua mais famosa franquia.

Kojima também revelou que, para buscar inspiração, ele passa pouco tempo jogando e prefere visitar museus e galerias de arte. “Eu poderia criar um jogo apenas observando uma pintura”, afirmou, reforçando sua fama de buscar referências fora do universo dos games.

Hideo Kojima está atualmente trabalhando em dois novos projetos, o jogo de espionagem Physint e o enigmático título de terror OD.

Fonte: SSense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *