Em seu mais recente relatório financeiro, a Microsoft revelou um marco histórico para sua divisão de games, impulsionado pela agressiva estratégia multiplataforma. O CEO da empresa, Satya Nadella, declarou que a Microsoft se tornou a publisher número um em vendas de jogos no PlayStation durante o último trimestre.

Apesar do sucesso estrondoso de software e serviços, o relatório também mostrou que as vendas de consoles Xbox continuam em forte queda, com uma redução de 22% na receita de hardware em comparação com o mesmo período do ano passado.

A receita da divisão de “Conteúdo e Serviços Xbox”, que inclui o Game Pass e as vendas de jogos, cresceu 13% no trimestre. O sucesso é um reflexo direto da decisão de levar grandes títulos como Forza Horizon 5, Indiana Jones and the Great Circle e The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered para o console da Sony.

“Somos agora a principal publisher tanto no Xbox quanto no PlayStation neste trimestre. […] A receita anual do Game Pass foi de quase US$ 5 bilhões pela primeira vez.”

— Satya Nadella, CEO da Microsoft

A declaração de Nadella é corroborada pelos dados recentes da Circana, que mostraram que a Microsoft publicou seis dos dez jogos mais vendidos no PlayStation no último trimestre.

Enquanto o software prospera, o hardware sofre. A receita de venda de consoles Xbox caiu 22% no trimestre e 25% no acumulado do ano fiscal. A queda é ainda mais significativa por ter ocorrido mesmo após a Microsoft ter aumentado o preço de seus consoles em maio.

Os resultados pintam um quadro claro da nova estratégia da Microsoft: focar no crescimento de software e serviços em todas as plataformas, mesmo que isso signifique um declínio nas vendas de seu próprio hardware.

Fonte: The Verge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *