Apesar do sucesso estrondoso de Clair Obscur: Expedition 33, um dos jogos mais aclamados de 2025 e já cotado como Jogo do Ano por muitos na indústria, o estúdio Sandfall Interactive não tem planos de expandir sua escala de desenvolvimento. Em uma nova entrevista ao site Automaton, os líderes da equipe revelaram a filosofia por trás do sucesso: uma equipe pequena, altamente qualificada e com “espírito de luta” é o “tamanho ideal” para criar RPGs de turno de grande porte.

A declaração vai na contramão da tendência da indústria, onde o sucesso frequentemente leva a uma rápida expansão dos estúdios.

Créditos: Captura de Tela

Segundo o programador-chefe, Tom Guillermin, a equipe atual é perfeitamente adequada para os desafios que eles se propõem. “Quando se trata de fazer um RPG de turno de preço cheio, acredito que a equipe que temos agora é exatamente do tamanho certo”, afirmou, dizendo preferir trabalhar com uma equipe pequena.

O diretor criativo, Guillaume Broche, detalhou o quão enxuta a equipe principal era, com apenas cinco pessoas nos cenários e duas na história, por exemplo. Ele credita o sucesso ao altíssimo nível de habilidade de cada membro.

Créditos: Captura de Tela

Broche revelou que o processo de formação da equipe foi rigoroso, com mais de 200 entrevistas para selecionar os primeiros membros. Após essa fase inicial, o foco mudou para encontrar jovens talentos com “espírito de luta”, em vez de apenas veteranos da indústria. “Na época, nosso artista de VFX e nosso designer de personagens tinham acabado de sair da faculdade”, exemplificou Guillermin, notando que a falta de “vícios” de trabalho os ajudou a se adaptar ao estilo peculiar do estúdio.

Créditos: Captura de Tela

A abordagem da Sandfall Interactive já reverbera pela indústria. Figuras influentes elogiaram o método do estúdio, incluindo o próprio Hideo Kojima, que afirmou que a equipe o fez “reconsiderar sua posição sobre grandes estúdios de desenvolvimento”. O sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 prova que jogos monumentais não exigem equipes monumentais, mas sim talento focado e uma visão clara, servindo de inspiração para outros estúdios de médio porte.

Fonte: Automaton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *