O streamer DanieltheDemon acusou a Nexon de usar sua imagem sem permissão em anúncios de The First Descendant. Segundo ele, a empresa pegou clipes de seus vídeos mais virais e usou Inteligência Artificial para alterar o movimento de sua boca e adicionar uma voz que não é a sua, fazendo parecer que ele estava promovendo o jogo.

A polêmica começou quando anúncios do jogo surgiram no TikTok com o que pareciam ser streamers populares, mas com vozes claramente geradas por IA. Após a comunidade apontar que um dos vídeos usava a imagem de DanieltheDemon, o próprio streamer confirmou a situação.

Eu não tenho nenhuma afiliação ou contrato com The First Descendant. Eles roubaram meu rosto/reações do meu vídeo mais viral e usaram IA para mudar o que minha boca diz e uma voz que não é minha. Eu não consenti que minha imagem fosse usada.

Em resposta, a Nexon se pronunciou e culpou um programa chamado “TikTok Creative Challenge”, onde criadores podem enviar voluntariamente seus vídeos para serem usados como material publicitário. A empresa alega que os vídeos falsificados passaram indevidamente pelo sistema de verificação de direitos autorais do TikTok e foram aprovados como anúncios.

“Estamos conduzindo uma investigação conjunta completa com o TikTok para determinar os fatos”, disse a Nexon em comunicado, pedindo desculpas pela situação. O caso levanta um debate alarmante sobre o uso antiético de IA e a proteção da imagem de criadores de conteúdo na indústria de games.

Fonte: VGC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *