Enquanto a Microsoft se prepara para entrar no mercado de portáteis com o ROG Xbox Ally, Shawn Layden, o ex-presidente da PlayStation, relembrou o maior erro da Sony com o PS Vita: tentar replicar a experiência de um console de sala em uma tela pequena.
Em uma nova entrevista, Layden explicou que a chave para o sucesso em portáteis não é fazer uma conversão da experiência do console, mas sim criar “ótimas experiências portáteis”. A declaração é uma crítica direta à filosofia por trás do Vita e um alerta para a Microsoft.
“Um dos erros que cometemos com o Vita foi estarmos muito focados em criar uma experiência de sala de estar, a ‘experiência de 3 metros’, em um espaço de 10 polegadas”.
Para o ex-executivo, o desafio para a Microsoft será entender o que funciona no espaço portátil, em vez de simplesmente tentar encaixar a “coisa grande” em um formato menor.
“Para vencer no portátil, não é trazer a melhor conversão da experiência de console para o portátil. […] Entenda o que você pode fazer no espaço que é realmente interessante, atraente, e que as pessoas queiram fazer de novo”.
A análise de Layden, vinda de alguém que viveu o auge e a queda do PS Vita, serve como um conselho valioso e uma reflexão importante sobre o que define o sucesso no mercado de jogos portáteis, um território que a Nintendo domina há décadas justamente por criar experiências pensadas para o formato.
Fonte: Games Radar +





Deixe um comentário