Quase cinco anos após seu lançamento conturbado, a CD Projekt Red voltou a refletir sobre os problemas que assolaram a estreia de Cyberpunk 2077. Para Michal Platkow-Gilewski, chefe de interação com a comunidade do estúdio, a pandemia de COVID-19 e a consequente ausência de eventos presenciais foram uma das principais causas para o desastre.

Em uma nova entrevista, o executivo explicou que, após as apresentações de sucesso na E3 em 2018 e 2019, a mudança forçada para um formato totalmente digital em 2020 eliminou uma etapa crucial do desenvolvimento: o feedback direto.

“O único erro, ou algo que sentimos falta, foram os eventos físicos. Lugares e momentos em que poderíamos dialogar com a comunidade, com os jogadores, com influenciadores, com jornalistas… com todo mundo. Eventos são ótimos para criar expectativas e gerenciá-las, porque você consegue sentir o que as pessoas estão pensando.”

Segundo Platkow-Gilewski, sem a oportunidade de realizar demonstrações jogáveis em feiras, o estúdio perdeu a chance de ver como o jogo se comportava nas mãos do público e da imprensa, o que dificultou a identificação de problemas técnicos e o gerenciamento das expectativas, que estavam altíssimas.

Ele concluiu afirmando que a lição foi aprendida. Para a expansão Phantom Liberty, o estúdio criou a Phantom Tour, uma série de eventos presenciais ao redor do mundo, incluindo no Brasil, para garantir que o diálogo com a comunidade fosse restabelecido.

Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Fonte: The Game Business

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *