A tão aguardada data de lançamento de Hollow Knight: Silksong foi finalmente revelada pela Team Cherry, para 4 de setembro. No entanto, o que foi motivo de celebração para os fãs se tornou um pesadelo para a comunidade de desenvolvedores independentes, gerando uma onda de críticas contra o estúdio.
O motivo da controvérsia é o curtíssimo aviso de apenas duas semanas. Com um lançamento de peso iminente, diversos estúdios menores se viram forçados a adiar seus próprios jogos para não terem seus lançamentos completamente ofuscados. A decisão de anunciar a data tão em cima da hora foi vista como uma falta de consideração com o ecossistema indie.
A lista de jogos adiados para fugir da “zona de impacto” de Silksong já inclui:
- Baby Steps (Devolver Digital)
- Demonschool
- CloverPit
- Aeterna Lucis
- Little Witch in the Woods
- Megabonk
A crítica mais contundente veio da Necrosoft Games, desenvolvedora de Demonschool, que declarou: “Lançar o ‘GTA dos jogos indie’ com apenas duas semanas de aviso faz todo mundo surtar.” Portais como o Polygon também criticaram a postura, argumentando que a decisão não só prejudica outros desenvolvedores, mas também a mídia, que precisa reorganizar toda a sua pauta de cobertura às pressas, inevitavelmente deixando de cobrir os jogos menores.
Nas redes sociais, o debate está aceso. Enquanto parte da comunidade defende que a Team Cherry não tem responsabilidade sobre o calendário de outros estúdios, muitos argumentam que, como um dos maiores nomes da cena indie, o estúdio deveria ter uma maior consciência do seu impacto para não prejudicar seus colegas.
Hollow Knight: Silksong será lançado em 4 de setembro para PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2.
Fonte: Polygon





Deixe um comentário