Um novo vazamento sobre a próxima geração de consoles sugere que a Microsoft pode adotar uma estratégia de preços radicalmente diferente da Sony. Segundo o conhecido insider da AMD, Kepler L2, o próximo Xbox pode custar significativamente mais caro que o PlayStation 6, chegando a “possivelmente o dobro” do valor.
A razão para o preço elevado seria dupla. Primeiramente, o custo do hardware, que usaria um novo e “muito grande” chip da AMD com codinome “Magnus”. Em segundo lugar, e mais importante, estaria o modelo de negócio: o rumor aponta que o console teria suporte a lojas de PC de terceiros, como Steam e GOG. Ao permitir isso, a Microsoft perderia sua comissão de 30% sobre as vendas nessas lojas, sendo forçada a vender o hardware com lucro, em vez do tradicional modelo subsidiado.
O insider também adicionou um detalhe interessante sobre a retrocompatibilidade. O chip “Magnus” seria usado tanto no console quanto em uma linha de “Xbox PCs”, mas a retrocompatibilidade com jogos de Xbox anteriores seria exclusiva do console, supostamente por questões de licenciamento que impediriam uma licença de Xbox de se tornar uma de PC.
Se os rumores se confirmarem, veremos uma grande divergência de estratégias na próxima geração. A Microsoft apostaria em um ecossistema de hardware caro que compete com PCs, enquanto a Sony manteria o foco em um PS6 com preço controlado e um portátil poderoso.
Fonte: Wccftech





Deixe um comentário