O novo episódio do podcast “A Life Well Wasted” mergulhou fundo em um dos fracassos da indústria: Concord. O apresentador Robert Ashley entrevistou 11 ex-desenvolvedores anônimos do estúdio Firewalk, que contaram em detalhes a história por trás do jogo que “desapareceu da noite para o dia”.
No podcast, os desenvolvedores descrevem a cultura da Firewalk como a melhor em que já trabalharam, cheia de paixão, respeito e diversidade. “Eu senti que poderia correr para a batalha e morrer pela empresa naquele dia [do anúncio]”, disse um dos entrevistados, sobre o orgulho que sentia.
No entanto, essa paixão interna contrastou brutalmente com a recepção externa. Eles relatam o choque ao ver os números baixíssimos do beta, que os fizeram perceber que “as coisas podiam dar muito errado”. A equipe se sentiu impotente ao ver a narrativa online focar apenas no fracasso do jogo, e não no que ele era.
Um dos temas mais dolorosos abordados foi a “schadenfreude” — o prazer sádico que parte da comunidade gamer parece ter ao ver um grande projeto falhar. “É estranho que exista esse público que está constantemente querendo se animar com o fracasso de algo”, disse um dev. “Estar por dentro desse processo… é muito fácil entrar na onda de… bem, estamos ‘socando para cima’, sem levar em consideração que… bem, você está socando ‘aquilo’ lá em cima, mas todas essas pessoas que trabalharam duro nisso não são ‘aquelas pessoas’.”
Apesar de tudo, o sentimento que permanece entre os desenvolvedores é o de orgulho pelo que criaram, mesmo que o resultado final tenha sido um fracasso comercial. A fala de um dos artistas resume a jornada: “Foi o carro mais bonito que batemos.”
Concord foi lançado e subsequentemente removido das lojas em 2024. O estúdio Firewalk foi fechado pela Sony.
Fonte: Game Vicio





Deixe um comentário