A Valve parece ter mudado silenciosamente sua política para o Acesso Antecipado, passando a barrar jogos com “temas maduros”. A medida é vista como o mais novo capítulo da crescente pressão que operadoras de pagamento e instituições financeiras estão exercendo sobre as lojas de jogos digitais.

A evidência veio à tona quando o desenvolvedor do jogo adulto Heavy Hearts, conhecido como Dammitbird, compartilhou nas redes sociais a notificação de rejeição que recebeu da Valve. Ao tentar colocar seu jogo em Acesso Antecipado, a empresa negou o pedido com a justificativa de que “não podemos suportar o modelo de Acesso Antecipado para um jogo com temas maduros”.

Essa mudança, ainda não anunciada oficialmente pela Valve, cria um cenário de grande incerteza para os desenvolvedores. O termo “temas maduros” é vago e abre um precedente perigoso. Um exemplo claro é Baldur’s Gate 3, um jogo com conteúdo sexual explícito que não apenas é classificado como maduro, mas também foi um dos maiores casos de sucesso do Acesso Antecipado. Sob esta nova regra não declarada, é possível que o Jogo do Ano de 2024 não tivesse sido aceito na plataforma da mesma forma.

A decisão parece ser uma extensão da política que, em julho, levou à remoção de diversos jogos da loja. Na época, a Valve admitiu que foi notificada de que certos títulos poderiam “violar as regras e padrões estabelecidos por nossos processadores de pagamento”. Agora, essa pressão parece ter chegado ao principal ecossistema de desenvolvimento para muitos estúdios independentes, deixando a comunidade de desenvolvedores em alerta.

Fonte: Eurogamer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *