Um novo relatório da empresa de consultoria MTM confirmou a força da nostalgia na indústria de games: nada menos que 90% dos jogadores de PC e console jogaram um remake ou remaster nos últimos 12 meses. O estudo, intitulado “Remake vs. Inovar: O passado é o futuro dos jogos?”, entrevistou 1.500 jogadores nos EUA e no Reino Unido.
Talvez a descoberta mais surpreendente do relatório seja que esses jogos não servem apenas para os fãs antigos. Dos jogadores que experimentaram um remake ou remaster, 85% não haviam jogado a versão original, indicando que a estratégia é extremamente eficaz para apresentar franquias clássicas a uma nova geração de jogadores. No geral, 76% dos entrevistados consideram esses lançamentos “atraentes”.
Apesar da alta popularidade, a pesquisa também capturou a preocupação da comunidade. Muitos jogadores expressaram o receio de que os estúdios estejam “pegando um atalho fácil e repetitivo para o mercado”, e que o foco em reviver o passado aconteça ao custo de “experiências novas e inovadoras que poderiam redefinir a indústria”.
O relatório aponta que a tendência está longe de acabar. Apenas em 2025, já tivemos lançamentos como:
- Tomb Raider 4-6 Remastered
- The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered
- Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
- Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4
- The House of the Dead 2: Remake
E o futuro promete ainda mais, com projetos como os remakes de Croc: Legend of the Gobbos, Gothic, Prince of Persia: The Sands of Time e Splinter Cell já anunciados.
Fonte: Games Industry





Deixe um comentário