Mena Sato Kato, a executiva ex-PlayStation que foi fundamental para virar o jogo para o Xbox no Japão, foi promovida a Chefe do Xbox para todo o continente asiático. O anúncio, feito em seu LinkedIn, reconhece seu sucesso em reconstruir a marca em um mercado historicamente dominado pela concorrência.

Contratada em 2023, Kato é amplamente creditada por reparar e fortalecer a relação da Microsoft com as publishers japonesas. Seu maior feito foi trazer a Square Enix de volta para o ecossistema Xbox de forma massiva. Sob sua liderança, não só o catálogo clássico de Final Fantasy chegou à plataforma, como a Square Enix se comprometeu a lançar a trilogia de Final Fantasy 7 Remake no Xbox no primeiro dia.

Apesar do sucesso, a nova missão de Kato na Ásia não será fácil. O Xbox ainda enfrenta grandes desafios na região. Franquias como “Trails” da Nihon Falcom continuam ausentes da plataforma, e a Konami fechou a exclusividade de Silent Hill 2 Remake com o PlayStation. Além disso, a Microsoft “perdeu” exclusivos em potencial que foram anunciados para a plataforma, como Black Myth Wukong e Stellar Blade, que acabaram fechando com a Sony.

A promoção de Mena Sato Kato é um movimento estratégico crucial para o Xbox, que busca expandir sua presença em mercados emergentes e de rápido crescimento como China e Coreia, especialmente enquanto enfrenta dificuldades com tarifas em seus mercados tradicionais. A expectativa é que a nova liderança traga ainda mais parceiros asiáticos para a plataforma, algo que deve ser destacado na Tokyo Game Show na próxima semana.

Fonte: Windows Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *