Após anos de silêncio e múltiplos adiamentos, finalmente temos uma resposta para a longa espera por Pragmata. Em uma entrevista durante a Tokyo Game Show 2025, o diretor Cho Yonghee e o produtor Naoto Oyama explicaram que os atrasos no desenvolvimento foram causados principalmente pela dificuldade em equilibrar as mecânicas centrais do jogo.
Anunciado em 2020 com um trailer misterioso, o título da Capcom tinha lançamento previsto para 2022, foi adiado para 2023 e depois por tempo indefinido, até receber uma nova data para 2026. A complexidade de fazer as duas jogabilidades distintas — o combate com armas de Hugo e as habilidades de hacking de Diana — funcionarem em harmonia foi o grande desafio.
Cho Yonghee, diretor do jogo, confirmou que este foi o maior obstáculo: “Houve muita tentativa e erro e idas e vindas apenas para ver o que poderia funcionar e o que funcionaria melhor.”
O produtor Naoto Oyama complementou, especificando a origem do desafio: “Ter as duas mecânicas, o hacking de Diana e o tiro de Hugo, foi uma das causas para dedicarmos mais tempo ao jogo. Levamos nosso tempo para balancear tudo.”
Curiosamente, Yonghee também revelou que o anúncio antecipado do jogo, em 2020, serviu como uma grande fonte de motivação para a equipe. Segundo ele, “Se não tivéssemos lançado aquele trailer naquela época, Pragmata poderia não ser o mesmo jogo que é hoje”. Com a jogabilidade sendo bem recebida em eventos recentes, parece que o tempo extra de desenvolvimento valeu a pena.
Fonte: Insider Gaming





Deixe um comentário