Uma nova pesquisa da Computer Entertainment Supplier’s Association (CESA) revelou que a inteligência artificial generativa já é uma realidade para a maioria dos desenvolvedores no Japão. De acordo com o relatório, 51% das 54 empresas japonesas entrevistadas entre junho e julho de 2025 já utilizam a tecnologia em seus processos de criação de jogos.

A pesquisa, que embora pequena incluiu estúdios de grande porte como Capcom, Konami, Square Enix, FromSoftware e Sega, detalha os principais usos da IA. A tecnologia é empregada principalmente para auxiliar na criação de recursos visuais (imagens e artes de personagens), na geração de histórias e textos para o jogo, e como suporte na programação. Além disso, 32% dos entrevistados também estão usando IA para desenvolver seus próprios motores gráficos.

No entanto, nem toda a indústria japonesa aderiu à tendência. A Nintendo, por exemplo, declarou recentemente que, embora reconheça o potencial da IA, seu plano atual é focar em “entregar um valor que é único da Nintendo e não pode ser criado apenas pela tecnologia”.

O relatório completo da CESA sobre o uso de IA na indústria de games japonesa deve ser divulgado até o final do ano.

Fonte: Games Industry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *