Lina Khan, a ex-presidente da Federal Trade Commission (FTC) dos EUA, se pronunciou sobre as recentes polêmicas da Microsoft, afirmando que tanto os aumentos de preço do Xbox Game Pass quanto as demissões na divisão Xbox são uma “consequência previsível” da aquisição da Activision Blizzard.

Sob a liderança de Khan, a FTC foi o principal órgão governamental que tentou bloquear judicialmente o acordo de US$ 69 bilhões, argumentando que a fusão reduziria a concorrência e, no final, prejudicaria os consumidores com preços mais altos e menos inovação. A tentativa falhou e a Microsoft concluiu a compra em outubro de 2023.

Agora, Khan usa a situação atual como prova de que seus temores eram fundados. Em uma publicação na rede social X, ela comentou:

“A aquisição da Activision pela Microsoft foi seguida por fortes aumentos de preço e demissões, com efeitos negativos tanto para os jogadores quanto para os desenvolvedores. Como vimos em diversos setores, a crescente concentração do mercado e o aumento dos preços muitas vezes andam de mãos dadas. Quando as empresas dominantes se tornam ‘grandes demais para se preocupar’, elas podem piorar as condições para seus próprios clientes sem temer as consequências.”

A fala de Khan é reforçada por uma reportagem recente da Bloomberg, que apontou que uma perda de receita de US$ 300 milhões com a inclusão de Call of Duty no Game Pass foi um dos principais motivos por trás do reajuste de preços do serviço.

Fonte: Multiplayer.it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *