Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation 5 e PS5 Pro, e Jack Huynh, vice-presidente da AMD, se uniram em um novo vídeo para discutir o futuro da tecnologia de games. A dupla detalhou três grandes avanços em que estão trabalhando, todos focados em impulsionar os gráficos e o gameplay para a próxima geração de consoles.

A colaboração, que ocorre sob o codinome “Project Amethyst”, é centrada em tecnologias baseadas em Machine Learning. A apresentação destacou três áreas de inovação:

  1. Neural Arrays: Um novo método que permite que as unidades de computação da GPU trabalhem em conjunto de forma mais eficiente. Cerny explica que isso permite modelos de ML maiores e mais escaláveis, resultando em “melhor FSR, melhor regeneração de raios e novos recursos de ML”.
  2. Radiance Cores: Um novo bloco de hardware dedicado para transporte de luz unificado. Huynh revelou que essa tecnologia irá acelerar o Ray Tracing e o Path Tracing em tempo real, tirando a carga de processamento da CPU e da GPU para otimizar a renderização de iluminação cinematográfica.
  3. Universal Compression: Uma nova abordagem de compressão de dados que vai além das texturas. Este sistema avaliará cada dado enviado para a memória e o comprimirá sempre que possível, o que irá “reduzir drasticamente o uso da largura de banda da memória”, permitindo mais detalhes, maior taxa de quadros e menor consumo de energia em futuras GPUs e SoCs.

Cerny finalizou afirmando que, embora essas tecnologias ainda estejam em simulação, os resultados são “muito promissores” e ele está animado para vê-las em um “futuro console em alguns anos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *