Em uma nova entrevista para celebrar o 30º aniversário do lançamento europeu do PlayStation, a lenda da Sony, Shuhei Yoshida, relembrou a história de origem do console, que nasceu de uma “traição” da Nintendo que acabou se voltando contra ela mesma.

Yoshida, que entrou para o projeto do PlayStation em 1993, contou que a parceria original entre as duas empresas era para criar um leitor de CD-ROM para o Super Nintendo. Ele chegou a testar os protótipos finais, mas descreveu o sistema como “limitado” e comparável ao malfadado Sega CD.

Nintendo Playstation

Tudo mudou em 1991, quando, durante a feira CES, a Nintendo anunciou publicamente que estava abandonando a Sony e se aliando à Philips para o projeto. Segundo Yoshida, essa humilhação foi a faísca que a Sony precisava.

Ele acredita que o cancelamento foi, no fim das contas, “quase uma ajuda” para a Sony. Se o acordo tivesse continuado, o time teria ficado “preso como parte de um sistema da Nintendo”. A quebra do contrato deu à Sony a motivação para criar seu próprio console, muito mais poderoso, para competir diretamente. O resultado, como Yoshida resume perfeitamente, foi irônico:

“A Nintendo criou sua maior concorrente.”

Os protótipos do “Nintendo PlayStation” se tornaram itens de colecionador incrivelmente raros. Um deles foi leiloado em 2020 por US$ 360.000.

Fonte: Games Industry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *