Dois senadores dos Estados Unidos, Richard Blumenthal e Elizabeth Warren, expressaram publicamente suas preocupações sobre a aquisição da Electronic Arts por um consórcio de investidores liderado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita. Em cartas enviadas ao CEO da EA, Andrew Wilson, e ao Secretário do Tesouro dos EUA, os senadores alertaram para “influência estrangeira e riscos à segurança nacional”.
Na carta ao Tesouro, eles pedem um “escrutínio minucioso” do acordo de US$ 55 bilhões, argumentando que o interesse saudita é menos sobre lucro e mais sobre “alavancar mudanças de longo prazo na opinião pública” sobre o país. Eles apontam o alto valor do negócio, mais de US$ 10 bilhões acima do valor de mercado da EA, como prova de que há outros interesses em jogo.
A carta também questiona a participação da Affinity Partners, firma de Jared Kushner (genro de Donald Trump), sugerindo que sua inclusão serve apenas para facilitar a aprovação do acordo pelo governo dos EUA.
Na segunda carta, enviada diretamente ao CEO da EA, os senadores expressam “profunda preocupação” de que a empresa deixe de ter “independência editorial e operacional” e fazem cinco perguntas diretas a Andrew Wilson sobre como ele pretende proteger os dados dos jogadores e a liberdade criativa da empresa:
- Como a EA garantirá que as informações pessoais dos clientes americanos não serão mal utilizadas pelo PIF ou pelo governo da Arábia Saudita?
- Como a gestão da EA responderá a uma demanda do PIF ou do governo saudita por informações pessoais de clientes?
- Como a EA garantirá que a pesquisa e o trabalho de IA da empresa não serão explorados para promover os objetivos do governo saudita?
- Explique por que os clientes da EA devem ter confiança de que não serão alvos de propaganda secreta ou outra influência saudita ao interagir com os videogames da EA, e como a EA garantirá que o PIF ou o governo da Arábia Saudita não possa influenciar ou ditar o conteúdo ou as narrativas dos jogos da EA.
- Explique em detalhes se algum funcionário ou agente da EA terá que se registrar sob a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros após a conclusão da aquisição.
Fonte: VGC





Deixe um comentário