Keeper, o novo e surpreendente jogo da Double Fine Productions (Psychonauts), foi lançado hoje (17) e já se consagrou como um dos títulos mais bem avaliados do ano pela crítica especializada. O jogo estreou com uma média de 81 no Metacritic e 84 no Opencritic, recebendo múltiplas notas máximas e aclamação geral.
O consenso da crítica é que Keeper é uma “conquista maravilhosa” em direção de arte, design e narrativa contada sem palavras. As análises exaltam a criatividade do estúdio, a beleza dos visuais e a história emocionante. O jogo é descrito como um “poema visual” e uma “pintura surreal que ganhou vida”.
Confira abaixo o resumo das principais análses, em ordem da maior para a menor nota:
Windows Central – Nota 100
“Keeper provavelmente não se tornará o próximo grande sucesso mainstream do Xbox, mas é uma conquista maravilhosa em direção de arte, design de jogo e narrativa não verbal. Keeper é o resultado de dar a uma equipe apaixonada e altamente criativa o tempo e os recursos de que precisam para criar sua obra-prima, e implora para ser jogado com o mínimo de conhecimento possível.”
Eurogamer – Nota 100
“O estúdio de Psychonauts, Double Fine, retorna com uma aventura surpreendente e mutável de maravilha e beleza cativantes.”
GameSpot – Nota 90
“Keeper é a Double Fine em sua forma mais confiante: um banquete visual, um poema tonal, uma exploração de mecânicas de movimento, uma fábula sobre o mundo e o que devemos a ele. É reconhecível como uma evolução dos trabalhos anteriores do estúdio, ao mesmo tempo em que parece fresco e inventivo. Os jogos da Double Fine sempre foram densos em arte, mas é Keeper – um jogo sem palavras – que mais parece deixar a arte falar por si mesma.”
GamesRadar+ – Nota 90
“Keeper é um daqueles pássaros raros que, quanto menos você sabe sobre ele, melhor. É um jogo impressionante, bizarro e totalmente inesperado que não tem medo de subverter suas expectativas a cada momento. É tão bom que eu gostaria de poder apagar minha memória e jogá-lo novamente.”
IGN – Nota 90
“Uma pintura surreal que ganhou vida, Keeper é um jogo de quebra-cabeça impressionante que equilibra cuidadosamente suas mecânicas viciantes com uma história sincera. Seus níveis estão repletos de vida para interagir e objetos interessantes para admirar, com cada cena emoldurada por uma trilha sonora percussiva e envolvente. A dupla principal pode não falar. Mas, animações bem executadas e uma paleta de sons de chilreios e rangidos comoventes os imbuem de um espírito que cresce em você rapidamente. Adorável em sua premissa, Keeper é uma exploração psicodélica da vida, compactada em uma curta duração que vale a pena experimentar pelo menos uma vez na vida.”
PC Gamer – Nota 90
“Keeper é um pequeno e lindo pacote de quebra-cabeças bem projetados e plataforma cerebral que mostra o que torna os jogos da Double Fine tão unicamente especiais.”
GamingBolt – Nota 80
“Keeper é outra criação única da Double Fine, excelentemente executada com uma direção de arte incrível e quebra-cabeças divertidos, mesmo que não inove.”
Game Informer – Nota 75
“Keeper é estranho de muitas maneiras e, às vezes, cruza para a psicodelia genuína. Ao avaliá-lo como um jogo, algumas coisas não funcionaram para mim. Como uma peça de arte e um esforço criativo, ele se sai muito melhor.”
Keeper será lançado hoje para PC e Xbox.





Deixe um comentário