As primeiras análises de Ninja Gaiden 4 foram publicadas, e o aguardado retorno da franquia de ação estreou com uma média sólida de 83 tanto no Metacritic quanto no Opencritic. O consenso geral da crítica é extremamente positivo em relação ao seu sistema de combate, elogiado pela velocidade, profundidade e pelo desafio recompensador.

A maioria dos analistas celebra o jogo como um retorno triunfal às raízes da série, destacando a ação estilosa e a jogabilidade afiada como os maiores méritos. No entanto, alguns pontos negativos foram recorrentes, como uma narrativa considerada fraca, a falta de variedade de inimigos em certos trechos e um design de fases que não acompanha a excelência do combate.

Confira abaixo o que os principais sites internacionais disseram sobre Ninja Gaiden 4, com as análises organizadas da maior para a menor nota:

GamesRadar+ – 100/100

“Ninja Gaiden 4 pega a tocha do segundo jogo, corre com ela e empala o demônio gigante mais próximo. Este é um triunfo do gênero que entrega uma ação estilosa e exagerada que recompensa a paciência e a maestria, e um sistema de poder de sangue que adiciona uma camada de combate que permite que você se esforce além dos seus limites. Um deleite mortal, a ação não fica muito melhor que isso.”

Gameliner – 90/100

“Ninja Gaiden 4 está de volta com força total. O jogo é rápido, brutal e afiado de todas as maneiras certas. Embora a variedade de inimigos seja escassa, o combate elegante, o desempenho sólido e o desafio intenso o tornam indispensável para os fãs de ação que anseiam por um teste de verdade.”

Screen Rant – 90/100

“2025 é um ano cheio, mas Ninja Gaiden 4 é um dos melhores jogos oferecidos até agora.”

TheGamer – 90/100

“Mesmo que Ryu não receba a atenção que merece depois de tanto tempo, isso não foi nem de longe o suficiente para me impedir de me apaixonar perdidamente por Ninja Gaiden 4 e pular direto para uma nova jogatina. A Platinum entende claramente o que torna a série tão especial e fez um trabalho incrível ao construir sobre a fórmula afiada que todos nós sentimos falta por quase uma década. É bom ter você de volta, Ninja Gaiden, e rezo para que este seja apenas o começo.”

Noisy Pixel – 85/100

“Ninja Gaiden 4 marca uma evolução significativa para a icônica série de ação, misturando a precisão punitiva que os fãs esperam e colocando isso nos ombros de um novo protagonista com alguns dos sistemas de ação mais estilosos até hoje. Embora sua narrativa tropece e alguns encontros com inimigos se repitam, a fluidez de seus sistemas e o ritmo incrível o tornam um dos jogos de ação mais emocionantes da memória recente.”

GameSpot – 80/100

“Mesmo depois de avançar pela campanha em alguns dias, eu ainda não conseguia parar de voltar para mais. Ninja Gaiden 4 é um zoológico brutal de jatos de sangue excessivos, armas gratificantes e ação gloriosamente estilosa. Ele bane as memórias amargas de Ninja Gaiden 3 e me faz desejar mais jogos de ação de personagem, servindo como um lembrete saudoso de que jogos como Ninja Gaiden, Devil May Cry e Bayonetta dominavam antes da recente proliferação dos Souls-likes. Cada mudança é significativa, adicionando aos fundamentos sólidos e evoluindo a fórmula para extrair o melhor de seu combate fenomenal. Se Ninja Gaiden: Ragebound e Shinobi: Art of Vengeance não foram suficientes, então Ninja Gaiden 4 solidifica 2025 como o ano do ninja.”

VGC – 80/100

“Ninja Gaiden 4 é um jogo de ação visceral com um ritmo implacável e um nível quase cômico de combate sangrento. No entanto, ele é muito um pônei de um truque só e, por mais divertido que seja lutar contra ondas de inimigos, sua tendência a reciclar recursos perto do final do jogo significa que ele pode começar a se estender demais se você não se encarregar de usar a grande variedade de movimentos opcionais disponíveis.”

IGN – 80/100

“Quando se trata de combate, há poucos jogos que eu consideraria estar no mesmo nível de Ninja Gaiden 4. É simplesmente o mais divertido que tive com um jogo de ação 3D desde Devil May Cry 5. Sua história decepcionante, design de fases sem graça e batalhas de chefe desiguais certamente prejudicam o pacote como um todo, mas ainda assim não me impediram de voltar continuamente para mais. Com defeitos e tudo, este é o melhor jogo de ação pura desde Hi-Fi Rush, e espero que não leve outros 13 anos para o próximo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *