Fumito Ueda, o criador de Shadow of the Colossus, revelou que a amada aventura do PS2 foi originalmente concebida como um jogo de ação multiplayer online cooperativo chamado NICO.

Em entrevista ao portal japonês Denfaminicogamer, o designer explicou que a ideia inicial era que os jogadores unissem forças para enfrentar colossos gigantescos. No entanto, as ambições do projeto ultrapassavam a capacidade técnica da equipe de desenvolvimento na época, forçando Ueda a optar pela experiência single-player que conhecemos hoje.

O conceito de NICO foi preservado em um vídeo piloto, incluído no DVD bônus de pré-venda japonês do jogo. O vídeo mostrava uma equipe de guerreiros a cavalo perseguindo, cercando e atacando um colosso.

“Como se pode ver no vídeo, vários personagens a cavalo […] combatem inimigos gigantescos”, disse Ueda. “Os jogadores poderiam unir forças online: um dispara flechas para distrair o monstro, enquanto outro salta do cavalo para atingir um ponto fraco nas suas costas.”

Ueda explicou que a ideia de NICO surgiu após ele se impressionar com Battlefield 1942, entendendo que o multiplayer online seria o futuro dos jogos. Na época, muitas empresas exploravam o online, como visto em Monster Hunter de 2004.

“O time da época não dispunha dos recursos técnicos necessários para tornar o jogo acessível online”, afirmou Ueda. “Depois de avaliar cuidadosamente o que era possível ou não, decidimos tomar uma direção diferente e renunciar ao elemento multiplayer.”

Ele conclui que, embora tenha se fascinado pela energia dos jogos online, com o tempo passou a buscar outro tipo de imersão. “A ideia de ‘encontrar um ser que parece vivo, mesmo quando se está sozinho’ tornou-se central no meu interesse”, refletiu o criador.

Fonte: Multiplayer.it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *