O lendário designer Yuji Horii, criador da franquia Dragon Quest, foi reconhecido pelo governo japonês nas honrarias de outono de 2025, tornando-se o primeiro game designer a receber a Ordem do Sol Nascente, Raios Dourados com Roseta, uma das mais altas condecorações civis do país.

A honraria é concedida a indivíduos que prestaram serviços notáveis à nação em diversas áreas, exceto militares. Horii, aos 71 anos, foi homenageado por sua contribuição cultural e artística ao longo de quase quatro décadas de trabalho com a icônica série de RPGs.

“Tenho feito jogos há muito tempo, cerca de 40 anos, mas não é só mérito meu. É graças à equipe que me ajudou e aos jogadores que sempre me apoiaram. Subi de nível de muitas formas, fiz muitas coisas, e todo o esforço valeu a pena.” disse Horii em entrevista à FNN.

Desde o lançamento do primeiro Dragon Quest em 1986, Horii esteve envolvido em todos os títulos principais da franquia. Por meio de sua empresa Armor Project, ele co-detém os direitos da série ao lado da Square Enix.

O reconhecimento chega em um momento de renovação para a franquia. Na semana passada, foi lançado o Dragon Quest I & II HD-2D Remake para PS5, Xbox Series, Nintendo Switch, Switch 2 e PC. O remake anterior, Dragon Quest III HD-2D, foi o jogo mais vendido no Japão em 2024, com mais de 820 mil cópias vendidas na primeira semana.

A homenagem a Horii marca um avanço importante no reconhecimento dos videogames como forma legítima de expressão cultural e artística no Japão e reforça o impacto duradouro de Dragon Quest na história dos jogos eletrônicos.

Fonte: VGC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *