A Valve acaba de anunciar oficialmente o retorno da Steam Machine. Longe da tentativa de 2015, o novo hardware é um computador de mesa em formato de cubo (~16cm), projetado para rodar a biblioteca inteira do Steam na TV, com 4K e 60fps (usando FSR).
Descrito como tendo “seis vezes a potência do Steam Deck”, o PC roda o mesmo SteamOS, integrando-se à família de hardware da Valve ao lado do Deck e do recém-anunciado Steam Frame. A empresa promete que o aparelho é “frio e silencioso”, mesmo rodando os jogos AAA mais exigentes.

Especificações Técnicas:
- CPU: AMD Zen 4 (6 núcleos / 12 threads, até 4.8 GHz)
- GPU: AMD RDNA3 (28 CUs, 2.45GHz)
- RAM: 16GB DDR5 (Sistema) + 8GB GDDR6 (VRAM)
- Armazenamento: Dois modelos (512GB ou 2TB NVMe SSD), ambos com expansão via microSD.
- Fonte: Interna (sem “tijolo” externo).
O PC é completo rodando SteamOS (com desktop KDE Plasma), permitindo que o usuário instale outros apps ou sistemas operacionais.

Um dos maiores destaques é a integração total com o ecossistema. A Steam Machine possui um adaptador wireless embutido para o Steam Controller, permitindo parear até quatro controles diretamente (sem o “puck” ou dongle) e ligar o PC do sofá.
O aparelho conta com uma faixa de LED frontal (17 LEDs) customizável para indicar status (como downloads) e uma vasta seleção de portas: 1x Gigabit Ethernet, 1x DisplayPort 1.4 (suporta 4K@240Hz ou 8K@60Hz), 1x HDMI 2.0 (4K@120Hz), 1x USB-C e 4x USB-A.
A família de hardware da Valve (Steam Machine, Steam Deck e Steam Frame) tem lançamento previsto para o início de 2026.
Fonte: Steam





Deixe um comentário