Durante uma palestra na conferência sul-coreana G-Star 2025, o diretor de Persona e Metaphor: ReFantazio, Katsura Hashino, apresentou sua visão para o futuro dos RPGs japoneses. Segundo ele, o gênero está prestes a entrar em uma nova fase que ele chama de “JRPG 3.0”, sendo uma evolução que promete transformar radicalmente a estrutura e a apresentação dos jogos.

No painel intitulado “Quando a experiência se torna memória criando impressões duradouras por meio da arte e da estrutura”, Hashino, ao lado do diretor de arte Shigenori Soejima, explicou como enxerga a trajetória do gênero:

  • JRPG 1.0 representa os clássicos fundadores do gênero, como Dragon Quest e Final Fantasy, com foco em sistemas tradicionais e narrativas lineares.
  • JRPG 2.0 engloba os jogos modernos, mais responsivos e com maior qualidade de produção, como os títulos recentes da série Persona.
  • JRPG 3.0, por sua vez, ainda está em construção, mas Hashino acredita que trará uma nova dimensão ao gênero, com mudanças fundamentais na forma como os jogos são estruturados e apresentados.

Embora não tenha detalhado exatamente como será essa nova geração, Hashino afirmou que espera que seu próximo projeto, seja um dos primeiros representantes dessa nova era.

A fala do diretor acontece em um momento de renovado interesse pelos JRPGs, impulsionado pelo sucesso de títulos como Clair Obscur: Expedition 33 e Final Fantasy VII Rebirth. Ainda assim, Hashino acredita que há espaço para mais ousadia e inovação.

Fonte: Games Radar+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *