Relatórios vindos da China indicam que a NVIDIA alterou drasticamente sua política de distribuição para fabricantes de placas de vídeo (AIBs). Devido à escassez global e à alta demanda do setor de Inteligência Artificial, a empresa informou que não fornecerá mais os chips de memória (VRAM) em conjunto com seus processadores gráficos.

Até então, a NVIDIA enviava o “pacote completo” (GPU + Memória) para parceiras como ASUS, MSI e Gigabyte. Com a mudança, essas fabricantes terão que negociar a compra de memórias GDDR6 e GDDR7 por conta própria diretamente com fornecedoras como Samsung, Micron e SK Hynix.

A medida protege as margens de lucro da NVIDIA contra a flutuação de preços, mas expõe marcas menores à instabilidade do mercado.

O cenário afeta tanto as linhas atuais quanto as futuras gerações, como a GeForce RTX 50 e a Radeon RX 9000 (embora a AMD ainda mantenha o modelo antigo de distribuição). Analistas alertam que a dificuldade em obter módulos GDDR7 pode inclusive adiar o lançamento de modelos específicos, como a série RTX 50 Super, para o segundo semestre de 2026.

Fonte: Video Cardz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *