A espera de 18 anos acabou, mas a recepção de Metroid Prime 4: Beyond está sendo mais polarizada do que o esperado. O jogo da Retro Studios estreou com uma média de 79 no Metacritic e 84 no OpenCritic.

Enquanto a atmosfera, a exploração e a adaptação para o hardware do Nintendo Switch 2 são amplamente elogiadas, alguns críticos apontaram problemas com o ritmo da narrativa, “recursos novos estranhos” e um excesso de ajuda ao jogador que quebra a imersão da descoberta.

Confira abaixo o que a mídia internacional está dizendo (ordenado da maior para a menor nota):

Nintenderos: 100 “Metroid Prime 4: Beyond é, sem dúvida, o retorno que os fãs da saga esperavam há quase uma década. A Retro Studios equilibrou perfeitamente a essência clássica de Metroid Prime com inovações que revitalizam a experiência, entregando uma aventura que, embora acessível a novos jogadores, mantém o desafio e a profundidade que definem a franquia. A atmosfera única do jogo, a riqueza de seu mundo e sua jogabilidade, profundamente integrada com mecânicas de exploração e combate, tornam este capítulo algo verdadeiramente especial.”

Forbes: 90 “Metroid Prime 4: Beyond vale a espera. Os novos personagens da história não são excessivamente faladores, e esta ainda é a caça ao tesouro alienígena misteriosa e temperamental que os fãs de Metroid amam, mas agora com uma moto alienígena descolada. Ainda classifico a trilogia Prime original acima deste, mas esses jogos eram praticamente perfeitos, enquanto este é apenas totalmente excelente.”

Game Informer: 88 “Meus incômodos com Beyond são vastamente ofuscados por uma experiência de exploração de ficção científica impecável e sólida. Descobrir tudo o que Viewros tem a oferecer é incrivelmente recompensador e entrega uma sensação inigualável de ambiência alienígena. A espera por um novo Metroid Prime foi longa, mas leva apenas alguns minutos em Beyond para lembrar por que estivemos tão ansiosos para reentrar neste universo nos últimos 18 anos.”

Gamesurf: 85 “Metroid Prime 4: Beyond pode não reinventar a fórmula ou desafiar o legado do original e de Echoes, mas entrega uma excelente aventura que todo dono de Switch e Switch 2 deve experimentar. A Retro Studios prova que a série ainda tem muito a oferecer em 2025… Algumas falhas narrativas e algumas arestas o impedem de alcançar a grandeza absoluta, mas nunca minam uma jornada de primeira linha que é envolvente do início ao fim.”

Wccftech: 85 “Metroid Prime 4: Beyond ascende a picos mais altos do que qualquer entrada anterior da série Prime, entregando uma sensação impressionante de escala, visuais de tirar o fôlego e design de níveis clássico de Metroid em sua forma mais imersiva… mas alguns erros, incluindo uma história desinteressante e um ato final plano, podem excluí-lo das conversas sobre o ‘melhor da série’. Dito isso, aqueles que esperaram por este jogo por quase duas décadas não precisam se preocupar muito.”

The Gamer: 80 “Metroid Prime 4: Beyond é o jogo que eu queria que fosse, mas não posso dizer o mesmo por mais ninguém. É uma série que esteve em hiato por tanto tempo que os fãs provavelmente construíram expectativas impossíveis dentro de suas cabeças que nunca serão atendidas, ou uma forma ignorante que este novo jogo precisa assumir a qualquer custo.”

GameSpot: 80 “Metroid Prime 4: Beyond às vezes parece um produto de seu desenvolvimento notoriamente longo e conturbado. Em alguns momentos, serve como uma cápsula do tempo para tendências de jogos que vieram e se foram na última década, como um mundo aberto esparso e um ‘squad shooter’ com companheiros de IA. Esses elementos são decentemente feitos, mas não tão habilmente trabalhados quanto a exploração e narrativa tradicionais de Metroid Prime… É desigual e bagunçado em alguns aspectos, mas em seu melhor, atende ou excede os melhores momentos que a série tem a oferecer.”

GamesRadar+: 70 “Metroid Prime 4: Beyond finalmente está aqui após uma espera de 18 anos. Em seus melhores momentos, parece que nenhum tempo passou, pois fico impressionado com a melancolia e as vibrações misteriosas deste FPS focado em exploração. Mas, em muitos outros momentos, ele é prejudicado por novos recursos estranhos que subtraem do que é quase um dos melhores da Samus. Estar tão perto da grandeza às vezes pode ser o sentimento mais amargo de todos.”

VGC: 60 “Metroid Prime 4: Beyond parece um jogo preso entre dois mundos. Quando está emulando entradas anteriores, Beyond é incrível, com excelentes batalhas contra chefes e alguns ambientes verdadeiramente lindos para explorar. Mas isso é eventualmente prejudicado por adições fora de lugar, narrativa estranha e um excesso de ajuda (hand-holding) agressivo que estraga a descoberta.”

Eurogamer: 60 “Metroid Prime 4: Beyond é agradável o suficiente e tem vislumbres do Metroid clássico brilhando, mas este jogo poderia e deveria ter sido muito mais.”

Lançamento: 4 de dezembro de 2025

Plataformas: Nintendo Switch e Nintendo Switch 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *