A Sony parece estar jogando um jogo de longo prazo para viabilizar seu próximo hardware. Segundo informações do canal Moore’s Law Is Dead, a empresa tem enviado e-mails para desenvolvedores incentivando e até pressionando a otimização de seus jogos para o “Modo de Baixa Energia” do PlayStation 5.
Embora publicamente essa função seja vendida como uma medida de sustentabilidade ambiental, fontes da indústria acreditam que o objetivo real é outro: preparar a biblioteca de jogos para o futuro PlayStation 6 portátil.
De acordo com desenvolvedores anônimos citados no relatório, a Sony forneceu tutoriais específicos com uma diretriz técnica clara: não reduzam a taxa de quadros. A instrução é baixar a resolução para manter o jogo rodando a 60 FPS neste modo econômico.
Um desenvolvedor descreveu a iniciativa como um “Cavalo de Troia”. A suspeita é que a Sony está secretamente garantindo que os jogos atuais rodem de forma fluida em um hardware com menor capacidade térmica e de bateria.
As fontes afirmam ainda que a Sony parece “um pouco irritada” com a baixa adesão dos estúdios a esse modo até agora. Com rumores apontando que a fabricação do PS6 (que teria versões de mesa e portátil) deve começar em 2027, a empresa estaria correndo para garantir que exista uma biblioteca de títulos compatíveis e otimizados para a tela menor desde o primeiro dia.
Fonte: The Gamer





Deixe um comentário