Ron Gilbert, o lendário criador da série Monkey Island e Thimbleweed Park, anunciou o cancelamento de seu projeto de RPG em pixel art 2D que vinha sendo promovido desde o ano passado. O jogo, descrito anteriormente como uma mistura de “Zelda clássico, Diablo e Thimbleweed Park”, foi arquivado devido à incapacidade de garantir financiamento adequado.
Em uma entrevista ao ArsTechnica, Gilbert explicou que não possuía tempo ou dinheiro pessoal para bancar um jogo de mundo aberto dessa escala. Ao buscar parcerias, a realidade foi dura:
“Os acordos que as editoras estavam oferecendo eram simplesmente horríveis. A quantidade de dinheiro que eles estavam dispostos a investir e os termos oferecidos não faziam o menor sentido para mim.”

Segundo o desenvolvedor, o problema reside na mentalidade atual das grandes empresas, que são “guiadas por análises de dados”. Segundo ele as publishers olharam para um projeto de “Zelda old-school pixelado” e não viram um produto capaz de gerar US$ 100 milhões em receita, logo, não valia o investimento.
Gilbert critica que essa postura resulta em “um monte de jogos que parecem exatamente iguais aos do ano passado”, pois é a fórmula segura para o lucro.
Fonte: Eurogamer





Deixe um comentário