Dan Houser, cofundador da Rockstar Games e mente por trás de franquias como Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, trouxe uma analogia alarmante sobre o futuro da Inteligência Artificial.
Em entrevista à Virgin Radio UK, Houser comparou o atual método de treinamento de IAs com o surto de Encefalopatia Espongiforme Bovina (a doença da Vaca Louca) que ocorreu nos anos 90.
Segundo Houser, o problema reside no “canibalismo de dados”. Assim como o surto bovino foi causado por alimentar vacas com restos de outras vacas, as IAs atuais varrem a internet em busca de informações, mas a rede está sendo inundada por conteúdo gerado artificialmente.
“É um pouco como quando alimentávamos vacas com vacas e pegamos a doença da vaca louca”, explicou Houser.
O desenvolvedor alerta que esse ciclo vicioso, onde uma IA aprende com o “lixo” gerado por outra IA, levará a um colapso na qualidade dos modelos de linguagem, tornando-os instáveis ou incoerentes.
Houser critica a ganância corporativa, sugerindo que o problema poderia ser evitado contratando humanos para curar dados, mas a indústria prefere o caminho mais barato e perigoso.
Fonte: 3D Juegos





Deixe um comentário