A Valve anunciou hoje (18) uma reformulação completa no sistema de Steam Community Awards, encerrando a era do “farm de palhaços”. A empresa removeu o polêmico ícone Jester (Palhaço) e alterou a mecânica principal: a partir de agora, receber prêmios não concede mais pontos para gastar na loja de perfis.

O sistema antigo, vigente desde 2020, criou um ciclo vicioso onde usuários postavam guias falsos, análises ofensivas ou conteúdo “bait” propositalmente para receber o prêmio de palhaço. Como cada prêmio recebido gerava pontos para o autor, trolls eram recompensados financeiramente (dentro do ecossistema Steam) por serem tóxicos.

“Descobrimos que premiar com pontos incentivava um conjunto limitado de conteúdo chamativo e não permitia o foco em conteúdo criativo bem elaborado”, explicou a Valve.

O novo sistema, chamado de “Segunda Edição”, simplifica as opções para apenas 12 prêmios (como Medalha de Ouro, Coração, Pimenta e Lâmpada), todos custando 500 pontos para quem envia, mas sem gerar saldo para quem recebe. As insígnias de perfil ligadas aos prêmios também foram removidas.

Fonte: Steam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *