Antes de Clair Obscur: Expedition 33 varrer o The Game Awards e se estabelecer como um dos jogos mais bem avaliados de 2025, a desenvolvedora Sandfall Interactive mantinha expectativas modestas. Atualmente com uma média de 92 no Metacritic, o estúdio revelou que suas projeções iniciais apontavam para uma nota muito inferior.

Em entrevista à revista Edge, o produtor Francois Meurisse explicou que a equipe realizou “análises simuladas” entre seis meses e um ano antes do lançamento. “Terminamos com pontuações esperadas em torno de 80. Então, nosso objetivo oficial no final da produção era chegar a 85 no Metacritic”, disse Meurisse.

O produtor destacou que o esforço extra nos meses finais foi crucial para elevar a qualidade, mas que ultrapassar a barreira dos 90 foi “uma grande recompensa onde as coisas começaram a ficar um pouco loucas”.

O diretor de arte, Nicholas Maxson-Francombe, confessou que a equipe fazia apostas internas sobre a nota, com a maioria mirando em 80. “Achávamos que era um jogo bastante decente. Estávamos orgulhosos do que fizemos, mas mesmo se as vendas fossem baixas, teríamos ficado felizes”, afirmou.

Fonte: Games Radar+