A AdHoc Studio emitiu um novo comunicado abordando a censura presente na versão de Dispatch para Nintendo Switch. O jogo foi lançado com tarjas pretas sobre imagens explícitas, gerando reclamações dos usuários sobre a qualidade da adaptação e a falta de clareza na loja digital.
Após a Nintendo esclarecer que não realizou a edição diretamente, o estúdio confirmou que alterou o jogo por conta própria para se adequar às regras da plataforma, acreditando que não conseguiria a aprovação de outra forma.
“Como afirma a Nintendo, qualquer jogo que será publicado na plataforma Nintendo deve respeitar as diretrizes estabelecidas em matéria de conteúdo e plataforma. Esse é o ponto chave. A Nintendo tem diretrizes de conteúdo. Nosso jogo não respeitava tais diretrizes, então fizemos alterações que nos permitiram publicá-lo na plataforma deles. Isso foi o que aconteceu.”

A desenvolvedora citou outros RPGs ocidentais como base para sua suposição inicial, que acabou se provando incorreta durante o processo:
“Inicialmente pensamos, como alguns de vocês, que como jogos como The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 estão presentes na plataforma com conteúdos similares para adultos não censurados, Dispatch poderia fazer o mesmo. Durante o processo de porting, ficou claro que não era assim.”
A AdHoc também assumiu total responsabilidade por posicionar o aviso de conteúdo diferente em uma área de “aviso legal” da loja, o que reduziu sua visibilidade para o consumidor final: “Isso foi um erro 100% nosso”.
Sobre a correção do problema, o estúdio confirmou que está em conversas ativas para lançar um patch que remova as tarjas, mas alertou sobre o prazo:
“Estamos já colaborando com a Nintendo para encontrar uma solução. Embora no momento não possamos fazer promessas específicas, estamos confiantes de poder lançar uma atualização que resolva pelo menos em parte o problema dos conteúdos censurados. Antecipamos desde já que, entre o tempo necessário para o desenvolvimento e o processo de aprovação do console, levará semanas, não dias.”
Fonte: Multiplayer.it



