As primeiras análises de Pokémon Legends: Z-A já estão disponíveis, e a recepção da crítica especializada é positiva. O novo título da Game Freak estreou com uma média de 81 no Metacritic e 83 no Opencritic, consolidando o sucesso da sub-série Legends.
O consenso geral é que o jogo é um “retorno à boa forma” para os títulos modernos de Pokémon, com o novo sistema de batalha em tempo real sendo o ponto alto e mais elogiado. A crítica celebra a inovação e a experiência “slice-of-life” em Lumiose City. No entanto, alguns veículos apontam que o cenário de cidade única pode se tornar repetitivo e que a dificuldade pode ser desbalanceada.
Confira abaixo o resumo das principais análises, em ordem da maior para a menor nota:
VGC – Nota 100
“Pokémon Legends Z-A é uma grande aventura que mais uma vez prova que a série Legends é o lar das ideias mais interessantes que a Game Freak tem. É um jogo que entende seu público e parece uma carta de amor tanto para os jogadores que cresceram com X & Y quanto para aqueles que estiveram aqui o tempo todo. O novo sistema de batalha realmente funcionou para mim, e as Rogue Mega Battles são uma diversão bombástica, mesmo que, como na oferta tradicional baseada em turnos, possa ficar muito fácil à medida que você sobe o nível de sua equipe. Espero que a série Pokémon Legends esteja aqui para ficar.”
Vandal – Nota 85
“Se Pokémon Legends Arceus te cativou com sua jogabilidade inovadora e um fluxo que sempre te fazia querer jogar só mais um pouco, Pokémon Legends Z-A pode ter o mesmo efeito. Pode ser complexo demais para ser o primeiro Pokémon de alguém, mas aqueles que vêm com a perspectiva de jogar um jogo de Pokémon sem ter jogado a série por anos encontrarão um título diferente, profundo, viciante e, devido aos seus temas, focado precisamente no público de trinta e poucos anos que cresceu jogando as edições clássicas.”
GamesRadar+ – Nota 80
“Pokemon Legends: Z-A oferece uma verdadeira experiência ‘slice-of-life’ de Pokémon graças ao seu sistema de combate em tempo real estilo anime e elementos de construção de mundo saudáveis. Embora seu cenário de cidade única possa às vezes parecer um pouco repetitivo, Lumiose está densamente repleta de coisas para fazer и descobrir. Este é um mundo no qual vale a pena se perder.”
Eurogamer – Nota 60
“A cidade de Lumiose poderia precisar de mais trabalho, mas Pokémon Legends: Z-A é um retorno à boa forma muito mais focado – e deliciosamente bobo. Pelo menos para os padrões modernos de Pokémon.”



