Já se passaram 15 anos desde que um título principal da série Gears of War suportou uma campanha cooperativa para quatro jogadores, um recurso introduzido pela Epic Games em Gears of War 3. Agora, a The Coalition trará o modo de volta em Gears of War: E-Day, jogo que narrará a origem da aliança entre Marcus Fenix e Dominic Santiago. Com lançamento marcado para 6 de outubro de 2026 no PC e Xbox Series X, o título permitirá explorar a invasão dos Locusts em configurações cooperativas online para quatro pessoas ou em tela dividida para dois jogadores.
O diretor criativo Matt Searcy detalhou os desafios técnicos dessa decisão: “Não vou mentir, é um enorme investimento. Tomamos a decisão de apoiar o modo cooperativo para quatro jogadores para refletir um aspecto de como o DNA central de Gears se parece. Nossas histórias quase sempre são sobre um esquadrão de quatro pessoas, certo?”.
Para inovar, a equipe estabeleceu que a campanha poderá ser vivida inteiramente pela perspectiva de Marcus Fenix, Dominic Santiago, da veterana Mags Carter ou do novato Lucas Reyes.
“Definimos o objetivo desde o início do desenvolvimento de que queríamos que você pudesse jogar com todos os personagens. Portanto, em nossa campanha, você pode escolher qualquer um dos personagens da história – a história será contada inteiramente dessa perspectiva e você nunca sairá do lado deles”, revelou Searcy. Juntos, eles formam o Esquadrão Bravo na luta pela sobrevivência na cidade de Kalona. “É uma abordagem muito íntima para acompanhar um evento mundial maior. E é como Band of Brothers ou O Resgate do Soldado Ryan, onde você acompanha esse grupo e eles nem sempre estarão no lugar certo na hora certa”, acrescentou o diretor.
A inclusão de até quatro jogadores forçou o estúdio a repensar a construção dos cenários e as arenas de combate do jogo: “Tivemos modos que suportaram a cooperação para quatro jogadores no passado e claramente funcionam, então o objetivo aqui era construir os espaços certos nos tamanhos certos. Sabe, nós construímos para garantir que o jogo seja ótimo no modo para um jogador, no modo cooperativo para dois jogadores e, em seguida, no modo cooperativo para três e quatro jogadores também”, explicou Searcy, garantindo também a qualidade para quem joga sozinho.
“Nós amamos jogos para um jogador, e Gears é construído para que você possa jogar dessa forma e se divertir muito. Nossas mecânicas são projetadas no modo para um jogador, você terá o esquadrão com você e o jogo será ótimo se você estiver sozinho. Mas nós realmente acreditamos na experiência cooperativa também, pois você pode tentar táticas diferentes e experimentar várias coisas ao mesmo tempo em nossas arenas de combate maiores – é muito divertido”, concluiu.
Fonte: Games Radar+




