O governo do México propôs a criação de uma taxa adicional de 8% sobre a venda de todos os videogames classificados como violentos. A medida, que faz parte do Pacote Econômico de 2026 do país, tem como objetivo “desencorajar o consumo de produtos considerados nocivos à saúde física e mental da população”.
No documento da proposta, a administração da presidente Claudia Sheinbaum cita que “estudos recentes encontraram uma ligação entre o uso de videogames violentos e níveis mais elevados de agressividade entre adolescentes”, além de efeitos como isolamento e ansiedade.

A receita gerada pela nova taxa, que também se aplicaria a outros produtos como bebidas açucaradas, tabaco e jogos de azar online, seria destinada a um fundo especial para ajudar a cobrir despesas de saúde pública.
É importante ressaltar que a medida é, por enquanto, uma proposta e ainda precisa ser analisada e aprovada pelo Congresso do México para entrar em vigor no próximo ano.
A proposta de taxação sobre jogos violentos no México ainda aguarda aprovação do Congresso. A medida, se aprovada, poderá entrar em vigor em 2026.
Fonte: Multiplayer.it



