Durante um painel no Paley Center for Media em Menlo Park, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, destacou a importância de cultivar fãs de estúdios de desenvolvimento como uma estratégia criativa e comercial essencial.
Spencer conversou com Tim Schafer, fundador da Double Fine Productions, e elogiou o estúdio por ter criado uma base de fãs fiel mesmo sem depender de sequências. “Uma das coisas que eu amo na Double Fine é que eles só fizeram cerca de uma e meia sequências. E o que você tem? Fãs da Double Fine como desenvolvedora”, disse Spencer. Ele defendeu que plataformas como Xbox devem oferecer formas de apoiar estúdios criativos, mesmo sem saber qual será o próximo projeto.

Essas declarações contrastam com as ações da Microsoft em 2025, que envolvem demissões em massa e fechamento de estúdios, encerrando projetos antes que pudessem construir suas próprias comunidades. Isso coloca estúdios como a própria Double Fine em uma posição delicada, tentando manter sua base de fãs em meio à instabilidade.
Schafer reforçou a ideia de que os jogadores devem enxergar os desenvolvedores como pessoas reais. Ele relembrou os esforços de crowdfunding e o documentário sobre o desenvolvimento de Broken Age como formas de humanizar o processo criativo. “As pessoas não percebem que seres humanos fazem videogames. Muitos realmente se importam com isso, são trabalhos feitos com amor”, afirmou.
Fonte: Game Developer



