O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, declarou que a empresa não possui planos imediatos para aumentar o preço do Nintendo Switch 2 devido ao encarecimento global das memórias RAM. O aumento nos custos desse componente, impulsionado pela alta demanda de centros de dados voltados para Inteligência Artificial, tem gerado preocupação no mercado de hardware.

No entanto, Furukawa explicou durante uma sessão de perguntas e respostas com acionistas que as negociações de longo prazo com fornecedores garantiram estabilidade nos lucros da empresa durante o último trimestre de 2025 e que essa tendência deve se manter no início de 2026.

Apesar da postura atual, o executivo alertou que a situação será monitorada de perto. Caso os custos de produção continuem subindo de forma significativa no próximo ano fiscal, a Nintendo poderá tomar “medidas apropriadas” após avaliar as condições do mercado e a tendência de vendas da plataforma.

Furukawa destacou que qualquer mudança no preço do console levaria em conta não apenas a margem de lucro, mas também a adoção da base de usuários, já que os primeiros anos do Switch 2 são cruciais para o sucesso do ecossistema de softwares. No ano passado, a gigante japonesa já havia reajustado os valores do modelo original do Switch nos Estados Unidos devido a incertezas econômicas.

Fonte: VGC